ACTIVIDADE DE INVERNO
CLÃ 74
Pelas 8h da manha do dia 14 de Março deu-se inicio á Actividade de Inverno dos Caminheiros do clã 74. Sem mais demora nos dirigimos em direcção á freguesia de Merujal, Conselho de Arouca, mais propriamente ao “Refugio da Freita”.
A chegada foi por volta das 11h da manha, onde fizemos um pequeno reconhecimento do local. Ao fim da montagem de campo, demos inicio á caminhada. Antes da mesma reunimos por equipa e foi-nos facultado o mapa da caminhada como também uma tarefa, que consistia em analisar alguns excertos da carta de S. Paulo aos Filipensses, e dai reflectir sobre a mesma. Durante a caminhada foi dada a oportunidade de reflectir interiormente, onde meditamos os nossos defeitos e os nossos medos, redigindo num papel e guardando para nos mesmos.
O contacto com a natureza, a visita á maior queda de agua em cascata da Península Ibérica, a simplicidade do povo daquela terra, as magnificas paisagens da serra, o fenómeno muito raro da natureza chamado “Pedras Parideiras”, isto são algumas das muitas características que nos foi possível contemplar durante a caminhada que durou por volta das 19h.
Em análise desta caminhada, mostramos que a “União faz a Força”. Tivemos dificuldades, mas nada nos impedia de continuar. A ajuda do próximo, onde o mais forte socorria o mais frágil, sendo já posto em pratica alguns dos valores que retiramos da análise da carta de S. Paulo.
“Depois da tempestade vem a bonança”, ou seja, chegou o momento da descontracção, uns preparavam o jantar, outros ocupavam-se com outras tarefas, visto que era um tempo livre. Após o jantar tempo de convivo em clã. Já a precisar de carregar as baterias, chegou a hora do descanso.
Não com a luz do sol, nem com o cantar dos pássaros, mas sim com a voz dos chefes chegou o momento da alvorada.
Seguindo-se o pequeno-almoço, e já com baterias carregadas, foi a altura de irmos ao encontro com Deus, fazendo a celebração da palavra. Em acto simbólico e com a tarefa realizada durante a caminhada, decorreu o cerimonial da queima dos papeis que continha os nossos medos e defeitos, significando a libertação dos mesmos.De novo em tempo livre, demos inicio á preparação do almoço, tomamos café, relaxamos, convivemos, brincamos e até apanhamos sol. Já com o programa a concluir demos inicio desmontagem de campo e partimos rumo a casa. Ainda tivemos oportunidade de visitar o raro fenómeno das “Pedras Parideiras”. A chegada a Brito foi por volta das 19h, dando assim por concluída mais uma caminhada do clã 74 com nota bastante positiva.